Clipagem do dia 17 de setembro

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA 17 DE SETEMBRO

 

COLUNISTA RAFAEL MARTINI – Diário Catarinense

CRIME NO BERÇO

Policiais Civis prenderam uma professora da rede municipal de ensino de Xaxim. A suspeita foi detida em flagrante quando saía da creche onde trabalha. Na bolsa dela foram encontrados alimentos que seriam destinados às crianças… do berçário.

 

ASSUNTO: Polícia Federal

VEÍCULO: Diário Catarinense

SONEGAÇÃO FISCAL: Fraude de US$ 30 milhões leva polícia a investigar esquema de importações

POLÍCIA FEDERAL E RECEITA prenderam sete pessoas em Itajaí e Maringá (PR) suspeitas de integrar grupo que utilizava informações privilegiadas para fraudar documentos e subfaturar produtos para pagar menos imposto

A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram ontem a Operação Nebulosa, resultado de investigação que apura uma suposta fraude milionária em importações, principalmente através dos portos de Itajaí e Navegantes. Cinco pessoas, entre empresários e despachantes aduaneiros, foram presos em Itajaí – onde ficaria a empresa que comandaria o esquema – e outros dois em Maringá (PR).
A suspeita da PF é que um grupo importador de SC recebia informações privilegiadas de dois peritos terceirizados da Receita. De posse dos dados, a empresa fraudaria documentos e subfaturaria as cargas que entravam no país. O esquema teria movimentado cerca de US$ 30 milhões nos últimos dois anos.

 

EMPRESAS GANHARIAM VANTAGEM NO COMÉRCIO
A PF não divulgou os nomes dos presos. Em relação a empresa suspeita de comandar o esquema, foi divulgado que, além de ficar em Itajaí, ela pertence a dois irmãos – um deles mora em Miami (EUA) – que já teriam sido alvo da Operação Dilúvio em 2006.
O delegado da Polícia Federal Thiago Giavarotti afirma que as pessoas presas ontem possuem relação direta com o grupo que comandaria o esquema em SC. Além da importadora, uma empresa que tem sede no RJ e funcionava em Maringá também seria parceira, além de outras sete que seriam clientes.
– Essas empresas ganhavam uma vantagem inegável no comércio local. O destino da boa parte dessas cargas era a região da 25 de Março, em São Paulo, e a região do Brás, que lida com tecidos. O subfaturamento gera danos enormes no comércio local e, claro, tem o não recolhimento de tributos – diz o delegado.

 

ASSUNTO: Confronto em SP

VEÍCULO: Diário Catarinense

SEM-TETO X POLÍCIA: Reintegração gera confronto

Uma ação de reintegração de posse na manhã de ontem convulsionou o centro de São Paulo. Policiais militares e sem-teto que ocupavam há seis meses um prédio de 20 andares na Avenida São João entraram em confronto. Bombas de gás e tiros de borracha foram usados pela Polícia Militar (PM). O tumulto se espalhou por ruas da região e foram vários os atos de vandalismo. Um ônibus foi incendiado perto do Theatro Municipal. As chamas atingiram a rede elétrica. Também foram feitas barricadas com lixo e madeiras em diferentes pontos. Estações do Metrô e o comércio fecharam as portas. Houve tentativas de saques. Cerca de 80 pessoas foram detidas e encaminhadas ao 3o Distrito Policial de São Paulo, para averiguação.
A ação de reintegração de posse começou nas primeiras horas da manhã. À tarde, a situação voltou a ficar tensa após a retomada de confrontos entre vândalos e a Polícia Militar.

Tumulto aconteceu na 3a tentativa de retomada

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a juíza Maria Fernanda Belli, da 25a Vara Cível do Foro Central, determinou a reintegração de posse do prédio, a pedido da empresa proprietária do imóvel, a Aquarius Hotel Limitada. A Justiça requisitou o apoio da Polícia Militar na desocupação.
A reintegração estava prevista para ocorrer em 11 de junho, porém, na ocasião, foi cancelada porque não foram disponibilizados pela empresa proprietária do imóvel os meios necessários para a desocupação (caminhões suficientes e carregadores para o transporte dos pertences dos moradores).
A medida foi reagendada para o dia 27 de agosto. No entanto, no dia, foi novamente suspensa porque os oficiais de Justiça avaliaram que o número de caminhões e transportadores ainda não era suficiente.

ASSUNTO: Batismo do Fogo

VEÍCULO: Portal do CBMSC

CBMSC PARTICIPA DE “BATISMO DO FOGO” DO EXÉRCITO BRASILEIRO NA CAPITAL

     

 

O Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Marcos de Oliveira, e cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO) representaram a Corporação nessa terça-feira (16/09) em solenidade realizada pelo Exército Brasileiro em Florianópolis alusiva a participação da Força Expedicionária na 2ª Guerra Mundial.

No local onde ficava o Forte São Luis, na Baía Norte, foram realizados os atos comemorativos ao 1º tiro – o “Batismo do fogo” – da artilharia brasileira da Força Expedicionária no teatro de operações na Itália. Mais de 23 mil militares brasileiros atuaram na 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária, integrados com o Exército Norte-Americano, no  conflito mundial.

Para marcar os 70 anos do primeiro tiro, representantes das Forças Armadas e Auxiliares se reuniram na Capital. Um obuseiro (arma que dispara projéteis) do mesmo modelo do utilizado à época da grande guerra foi utilizado no evento, sendo que dois tiros foram disparados em direção ao mar de forma a marcar a celebração, que atraiu a atenção de curiosos.

 

Notícias Recentes:

Lideranças debatem Projeto Político Institucional e de Direitos dos Militares Estaduais
ACORS participa de solenidade do CAO e premia Oficial que se destacou no curso
ACORS apresenta resultados do Projeto de Integração Regional no Conselho das Federações Empresariais de SC
ACORS participa de solenidade de formatura do CCEM BM 2024