Ten Cel Edenice Fraga é eleita presidente da ALMESC

Oficial da Reserva da PMSC, a Ten Cel Edenice Fraga foi eleita presidente da ALMESC, e substitui o fundador da entidade, Cel Roberto Rodrigues de Menezes, a partir do dia 5 de outubro de 2022. Filha do Subtenente Fraga e irmã do Cel Evandro de Andrade Fraga, Subcomandante-geral da PMSC, a Ten Cel Edenice foi a primeira mulher Comandante do Pelotão Feminino, instituído em 1994 em Blumenau, a primeira mulher a responder pelo Comando de um Batalhão na Grande Florianópolis – ao chegar a Subcomandante do 24º BPM em Biguaçu – e a primeira mulher a ingressar na Academia de Letras dos Militares Estaduais.

Entre as suas obras estão “Pássaro Sublime – Poesias e pensamentos”, “Traços de Antonieta – contos e poemas”, um tributo a Antonieta de Barros, e “Eu conto com um conto: a história do escravizado no Brasil”. Apesar de a carreira literária ter ganhado fôlego após a passagem para a Reserva, desde a Ativa a Ten Cel Edenice já se destacava pela produção cultural.  Desenvolveu o roteiro para duas performances de caráter preventivo: a peça “Cuidados de montão”, sobre os riscos do trânsito, e a peça “Drogas pra quê?”, que aproximaram a corporação da comunidade escolar. Também é autora de um CD com Poesias Sambadas e do espetáculo “Cruz e Sousa – Canto e Poesia 2017”.

Com poemas em mais de 20 coletâneas, a Oficial eleita para a presidência da ALMESC é membro da Academia Desterrense de Literatura, da Association Cultive – um clube internacional de arte, literatura e solidariedade com sede na Suíça – da Associação e da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil e do Grupo de Poetas Livres de Florianópolis. Para o Cel Roberto, que deixará a presidência da Academia após 10 anos promovendo a literatura e a leitura entre os Militares Estaduais, “a Ten Cel Edenice Fraga tem todas as condições de conduzir a ALMESC. Dedicada, partícipe, já engajada com outras instituições da área, saberá levar a termo sua nova e relevante missão”.

Além de desejar sucesso à presidente eleita, o Cel Roberto fez questão de agradecer à direção da ACORS, à qual considera a “melhor e mais efetiva parceria no ambiente interno”. Entre as conquistas empreendidas em conjunto estão o Edital para fomento de publicações literárias, instituído na gestão do Oficial que, desde 24 de maio de 2022 integra a Academia Catarinense de Letras, ocupando a cadeira n. 17, que tem como patrono o jornalista e Brigadeiro do Exército Brasileiro Jerônimo Coelho.

 

  • Publicado em 22.07.2022.

Notícias Recentes:

Lideranças debatem Projeto Político Institucional e de Direitos dos Militares Estaduais
ACORS participa de solenidade do CAO e premia Oficial que se destacou no curso
ACORS apresenta resultados do Projeto de Integração Regional no Conselho das Federações Empresariais de SC
ACORS participa de solenidade de formatura do CCEM BM 2024