II SEMINÁRIO DE GUARDAS MUNICIPAIS E SEGURANÇA PÚBLICA

II SEMINÁRIO DE GUARDAS MUNICIPAIS E SEGURANÇA PÚBLICA – 27 MAI 10 – BRASÍLIA – DF


 


Autoridades e convidados presentes: Senador Romeu Tuma, Dep. Talmir, Dep. Arnaldo Faria de Sá, Dep. Paulo Pimenta, Dep. Colbert Martins, Dep. Vicentinho, Dep. Nelson Marquezelli, Dep. Lincoln Portela, GCM Naval; Prof. Dr. Bismael Batista de Moraes (Delegado e professor de Direito Constitucional e Processual Penal).


Dep. Arnaldo Faria de Sá deu ênfase a PEC 534/02 que já foi aprovada no Senado Federal e só aguarda a inclusão na pauta da Câmara dos Deputados para votação. Diz que quem vai salvar a segurança pública será a Guarda Civil Metropolitana; que os Oficiais da PM são contra o poder de polícia para as GCMs, porém quando vão para reserva querem comandá-la.


Dep. Paulo Pimenta fará um requerimento para ser apresentado pelo Dr. Talmir e encaminhado ao Dep. Michel Temer para colocar a PEC em pauta para votação.


Senador Romeu Tuma acredita que será colocado em pauta para votação na Câmara dos Deputados antes das eleições; que não se vê nenhuma notícia negativando à atuação das Guardas Municipais; que quem presta serviço comunitário à sociedade é GCM.


Dep. Colbert Matins falou sobre a violência e deu ênfase ao seu Estado (Bahia); que a GCM tem que deixar de cuidar do patrimônio para vir a cuidar da vida.


Dep. Vicentinho menciona os maus tratos que os GCMs tem sofrido sob o comandamento de Oficiais da Policia Militar, citando tal de Coronel Branco da GCM de Guarulhos. Fala, ainda sobre a necessidade das GCMs serem comandadas pelos próprios GCMs. Fala sobre a tramitação da PEC 534/02 e sobre a necessidade de ter boa relação com todos os Deputados. Fala sobre a necessidade do colhimento das assinaturas dos Deputados. Ressalta que tem 32 Propostas de Emendas Constitucionais sobre as GCMs. Fala sobre a falta de competência das Policias Militares no tocante a prevenção.


Professor Bismael Batista de Moraes, fez um breve resumo da criação da GCM em São Paulo e da sua adoção na Constituinte de 87 e 88. Diz que os integrantes das Polícias Militares, após a emenda constitucional 18, não são servidores públicos, mas sim militares do Estado, criando-se assim um exército estadual amparado constitucionalmente; que são raros os casos dentro das GCMs, que não são comandadas por Oficiais da PM; que as polícias militares não tem caráter preventivo, apenas ostensivo. Faz crítica aos convênios de trânsito realizados entre as Prefeituras e as PMs dos Estados, dando o exemplo de São Paulo onde o Sd que trabalha no policiamento de trânsito, ganha mais do que um mesmo Sd que trabalha no policiamento normal e com isso desmerecendo o serviço das GCMs.


Dep. Marquezelli fala sobre a importância das GCMs na sociedade e em seus respectivos municípios, que a população é a maior beneficiada e reconhece isso. Diz que as GCMs têm o seu apoio, bem como de seus seguidores aqui na Casa.


Dep. Lincoln Portela faz menção ao seu apoio as PECs envolvendo a Segurança Pública, e com esta não é diferente, assim como de todos os deputados do Partido Republicano.


Dep. Carlos Sampaio diz não entender porque promotores, juízes e própria PM se contrapõem a atuação das GCMs, quanto ao uso de arma e revista pessoal, e salienta que isso é um direito dos GCMs.


 

Notícias Recentes:

Lideranças debatem Projeto Político Institucional e de Direitos dos Militares Estaduais
ACORS participa de solenidade do CAO e premia Oficial que se destacou no curso
ACORS apresenta resultados do Projeto de Integração Regional no Conselho das Federações Empresariais de SC
ACORS participa de solenidade de formatura do CCEM BM 2024