Florianópolis, 26 de setembro de 2006
Exmo Sr. Presidente da Associação dos Militares de Santa Catarina- ACORS-
Tenente Coronel Marlon Jorge Teza
Recebi, em mãos, o ofício n° 058, sobre as reivindicações da Associação de Oficiais Militares de Santa Catarina. Considero que uma das questões mais urgentes do nosso estado é a segurança pública, seja com o aparelhamento e o treinamento de nossos efetivos, seja com a valorização profissional. Segurança é questão de honra. Segurança não deve ser tema apenas de discursos, mas de ação e projeto. Mais que um compromisso, a segurança é uma questão que deve ser tratada com respeito, pois ela preza o que temos de mais sagrado, a própria vida.
Depois de analisar detidamente os pleitos referidos, venho através deste oficio expor as seguintes considerações sobre os pontos elencados por vossa entidade no quesito Ações de caráter institucional:
– Concordo plenamente com os itens 1.2, 1.3, 1.4, 1.5, 1.6, 1.8 e 2.2, os quais prontamente comprometo-me em incluí-los no meu Plano de Governo, e implementar na gestão do Governo do Estado a partir de 2007.
– Quanto aos itens 1.1, 1.7, 2.1 e 2.3, quero ter a vossa anuência para analisá-los um a um, dentro de viabilidade econômica e política do nosso estado, tão logo assumamos o comando do Governo. Pois quero ter um amplo diagnóstico de Santa Catarina a fim de poder posicionar-me sobre os referidos pontos.
– Quero também assumir aqui mais três compromissos. O primeiro e garantir esteja nas mãos do Corpo de Bombeiros a coordenação da Defesa Civil, unificando as ações destas entidades. E também quero implantar o seguro de vida para todos os policiais, a fim de que essa importante categoria tenha mais um apoio e segurança para trabalhar, já que coloca diariamente a propria vida
Estou também enviando a vossa senhoria, em anexo, o capítulo do meu Plano de Governo que trata das minhas propostas para a segurança pública.
Por fim, coloco-me ao vosso inteiro dispor para que juntos possamos discutir a segurança pública, os problemas e as soluções. Com o apoio dos catarinenses e a vontade de Deus, eu tendo a alegria de ser governador do Estado de Santa Catarina, pode ter a certeza de que essa corporação, terá o meu apoio, o meu prestígio e o trabalho diário, porque uma segurança melhor, e a garantia de um estado melhor, de uma vida melhor.
Cordialmente
José Fritsch
Candidato a Governador pela Coligação ?A Força do Povo?
7. Segurança para o cidadão e combate à violência
* Ampliar o número de policiais nas ruas para aumentar a segurança da população.
* Valorização profissional e implantação do seguro de vida para todos os policiais civis e militares.
* Ação articulada das inteligências da Polícia Federal, da Polícia Civil e da Polícia Militar no combate implacável ao crime organizado.
* Fortalecimento dos bombeiros militares, voluntários e comunitários.
* Centros educativos e profissionalizantes para a recuperação de jovens infratores; penitenciárias produtivas e reeducativas para autores de crimes comuns e prisão em regimes diferenciados em penitenciárias de segurança máxima para os criminosos do crime organizado.
* Ampliar e aperfeiçoar a rede de prevenção e atendimento às mulheres em situação de violência; promover campanhas e jornadas de combate à violência contra as mulheres.
* Implantar o programa Santa Catarina sem homofobia.
* Educação para responsabilidade no trânsito e melhoria em sinalização e controle do tráfego.
* Criar a Defensoria Pública.