ACORS: 22 anos promovendo a coesão dos Oficiais Militares

 

Presidida pelo Cel Sérgio Luís Sell, a Associação de Oficiais Militares de Santa Catarina completou 22 anos nesta segunda-feira, 9 de agosto. No rastro de suas conquistas, vem inspirando a atuação de inúmeras entidades no país, e contribui diretamente com a valorização de todos os Policiais Militares e Bombeiros Militares ombreados na missão de salvar vidas, preservar a ordem e proteger o cidadão.

 

Como entidade fundadora e mantenedora da FENEME, a ACORS participou ativamente da construção do Sistema de Proteção Social dos Militares dos estados e do Distrito Federal, no Congresso Nacional. A publicação da Lei Federal 13.954, no dia 16 de dezembro de 2019, assegurou a retaguarda necessária para os Militares Estaduais terem seus direitos preservados na Reforma da Previdência em nível estadual.

 

Como entidade mantenedora da ALMESC, a ACORS tomou a dianteira na criação da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e do Distrito Federal, a ALMEBRAS. De forma contínua, fomenta a cultura disponibilizando recursos para a edição de dezenas de livros. Apenas em 2021 serão 10 obras lançadas com incentivo financeiro da ACORS.

 

Líder no processo de negociação salarial que culminou com o subsídio dos Militares Estaduais em 2013, a ACORS mais uma vez tomou a dianteira, mobilizando 16 entidades representativas da Segurança Pública, na negociação para a recomposição salarial em 2021.

 

Ao fomentar o aprendizado, a ACORS já ofereceu o curso de Relações Governamentais a mais de 150 Oficiais associados. Paralelamente, faz questão de incluir em suas formações Oficiais Militares de outros estados, disseminando os bastidores do processo legislativo e preparando mais Militares Estaduais para atuarem como agentes políticos.

 

Promovendo grandes eventos, com a presença de autoridades militares e civis, representando os poderes executivo, legislativo e judiciário, a ACORS também é propulsora na disseminação do Ciclo Completo de Polícia no Brasil. A lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrências por Policiais Militares, como ocorre na PMSC, quebrou paradigmas na investigação de crimes com menor potencial ofensivo.

 

Atual presidente do Conselho Fiscal da ACORS, o Cel Marlon Jorge Teza preside a Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais, FENEME, desde a sua fundação, há 15 anos, testemunhando o quanto as boas práticas adotadas em Santa Catarina são referência para as demais entidades do gênero no Brasil.

 

  • Publicado em 10.08.2021.

Notícias Recentes:

Lideranças debatem Projeto Político Institucional e de Direitos dos Militares Estaduais
ACORS participa de solenidade do CAO e premia Oficial que se destacou no curso
ACORS apresenta resultados do Projeto de Integração Regional no Conselho das Federações Empresariais de SC
ACORS participa de solenidade de formatura do CCEM BM 2024