Na manhã de hoje (26), o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina realizou a solenidade em homenagem aos 99 anos de sua fundação. O evento aconteceu no Centro de Ensino do CBMSC e contou com a presença do 2º vice-presidente da ACORS, Coronel QORR CBMSC Vanderlei Vanderlino Vidal, e do 2º secretário, Tenente-Coronel QOEM Átila Medeiros Sarte, que representaram o presidente da ACORS, Coronel QORR PMSC Sérgio Luís Sell.
A cerimônia reuniu autoridades civis e militares, entre elas o governador Jorginho Mello; o Secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel QORR CBMSC Flávio Rogério Pereira Graff; o comandante-geral do CBMSC, Coronel QOEM CBMSC Fabiano de Souza; e o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Coronel QOEM PMSC Emerson Fernandes.
Durante a solenidade, foram entregues condecorações em reconhecimento ao trabalho e à dedicação de bombeiros militares e civis. Entre as honrarias estiveram as medalhas por tempo de serviço (ouro, prata e bronze); a Medalha de Mérito Bombeiro Militar (ouro, prata e bronze); a Medalha Hugo Stockler de Souza; a Medalha do Mérito Pré-Hospitalar; a Medalha do Mérito Comunitário; e a Comenda Dom Pedro II — considerada a mais elevada distinção institucional do CBMSC.

A programação contemplou ainda a formatura dos Aspirantes a Oficial que concluíram o CFO. O primeiro colocado da turma, Aspirante a Oficial Lucas de Souza, recebeu do Coronel Vanderlino, do Tenente-Coronel Sarte e do Comandante-Geral Fabiano de Souza o Prêmio ACORS, em reconhecimento pelo seu desempenho durante o curso.

Para encerrar a solenidade, os novos aspirantes receberam suas espadas — símbolo do oficialato — e participaram do tradicional banho de batismo realizado pelo caminhão do CBMSC, em um ato que simbolizou celebração e renovação do compromisso com a sociedade catarinense.
