Na noite de ontem (18), ocorreu a Assembleia Geral Ordinária (AGO) e a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) com a participação dos Oficiais associados da ACORS, de forma presencial, na sede, e no formato virtual.
Na pauta da AGO, tivemos a apresentação da previsão orçamentária para o exercício de 2026 pelo tesoureiro-geral da associação, Coronel QORR PMSC Luiz Eduardo Ardigó, sendo aprovada por unanimidade, sem ressalvas.
Na AGE, foi apresentada uma proposta de prorrogação do atual mandato da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal pelo período de um ano, a contar de maio de 2026, proposta esta que foi aprovada pela maioria dos associados participantes da assembleia.
A prorrogação por um ano decorreu de sugestões apresentadas por Oficiais associados que identificaram a necessidade de aperfeiçoar o planejamento estratégico e a estrutura organizacional da ACORS, considerando o expressivo envolvimento parlamentar e institucional da Associação em diversas demandas de interesse coletivo dos oficiais militares estaduais.
O objetivo central da prorrogação desse período é aprimorar a governança interna da ACORS, permitindo que a Diretoria Executiva e a Assessoria Parlamentar atuem de forma mais estável e planejada na construção de um projeto político-institucional sólido e contínuo da associação.

Essa discussão iniciou em 2023, com a análise de cenários político institucionais e de demandas associativas. Foi solicitado análise jurídica por parte do Escritório Baratieri Advogados, sendo verificada a possibilidade de alteração estatutária, desde que discutida entre os associados. Toda essa discussão culminou com a alteração estatutária implementada e aprovada em AGO de março de 2025. A partir daí, a Diretoria Executiva passou a coletar sugestões junto a associados, sendo amplamente defendida a proposta de prorrogação do mandato da atual Diretoria e do Conselho Fiscal, tendo em vista a necessidade de organizar a participação dos associados em demandas associativas e no processo eleitoral de 2026.
A principal razão suscitada para a aprovação da prorrogação do mandato decorre da coincidência das eleições da ACORS com os anos de Eleições Gerais (Federal, Estadual e Municipal), o que faz com que a organização e estratégias de demandas associativas sejam paralisadas, pois o processo eleitoral associativo dura em média quase cinco meses.
Dessa forma, com a deliberação adotada na noite de ontem, a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal agradecem a confiança dos associados que participaram da AGE e que deram mais esse voto de confiança para a administração da ACORS. Essa administração permanecerá em suas atividades até maio de 2027, quando então teremos Eleições Associativas na ACORS.
Contamos com a participação de todos os Associados em 2026 em todas as demandas associativas, visando estruturarmos e efetivarmos o planejamento associativo estratégico e político institucional da ACORS, tendo certeza de que a proposta visa fortalecer a governança associativa, garantindo eficiência administrativa, continuidade das ações institucionais e previsibilidade eleitoral, além de eliminar de forma definitiva a sobreposição das eleições associativas com os períodos eleitorais gerais, contribuindo para uma atuação mais estável, representativa e eficaz em defesa dos Oficiais Militares de Santa Catarina.











