O Projeto de Integração Regional da ACORS (Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) realizado em Lages ontem (26), é uma iniciativa voltada para a construção de pontes entre as forças de Segurança Pública, a sociedade civil e entidades do setor produtivo.
O evento, que contou com ampla participação de autoridades e membros da comunidade, foi um marco para promover o debate sobre temas de relevância regional e fortalecer as políticas de segurança pública no Estado.
Um dos pontos altos do projeto foram os painéis temáticos, que abordaram aspectos da Segurança Pública e seu impacto no desenvolvimento econômico e social da região. Esses debates incluíram as temáticas Construindo Comunidades Mais Seguras: Ordem Pública e a Sociedade, e, Desastres: Desafios Globais e Soluções Locais nas Cidades, proporcionando um espaço de reflexão e troca de experiências entre corporações, autoridades e representantes da sociedade civil.
A participação da sociedade foi fundamental, com a presença de empresários, líderes comunitários e representantes de diversas organizações sociais. Esse envolvimento demonstrou a importância do diálogo entre o poder público e a comunidade para a construção de soluções conjuntas que visem à melhoria da qualidade de vida e da segurança.
O sucesso do projeto também foi alicerçado nas parcerias estratégicas com entidades representativas, como a FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), a FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina) e a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina). Essas colaborações foram essenciais para ampliar o alcance das discussões, agregando a visão do setor produtivo sobre a importância de um ambiente seguro para o crescimento econômico regional.
Estiveram presentes como painelistas Paulo César da Costa, industrial e presidente do SINDIMADEIRA, representando o vice-presidente da FIESC para a Serra Catarinense, Israel José Marcon, pela Fecomércio, Adenilson Varela, diretor do Senac – Unidades de Lages, São Joaquim e Curitibanos e Cristiano Cezar Drager, gerente do Sesc Lages e Centro Cultural Vidal Ramos. Pela FCDL, esteve presente Arnaldo Sousa, superintendente institucional da FCDL. Participaram do painel, pelas corporações, o tenente-coronel PM Rambusch, o tenente-coronel PM Marcus Rangel e a tenente-coronel BM Heloisa Helena Battisti.
O próximo evento ocorrerá no dia 24 de outubro em Criciúma.