Novas tecnologias de informação visam a integração entre as forças policiais

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) apresenta na próxima quarta-feira (27) três novas tecnologias de informação com o objetivo de promover uma maior integração entre as forças de segurança estaduais, dar celeridade às ações operacionais, além de aperfeiçoar o sistema de inteligência da SSP. A apresentação acontecerá no auditório do Centro de Informação de Automação de Santa Catarina (Ciasc), a partir das 14 horas.

 

Entre as novas tecnologias está o Sistema de Atendimento e Despacho de Emergência (Sade), resultado de um convênio firmado em 2008 entre a SSP e o Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública, que tem como objeto a integração dos serviços de emergência 190 (Polícia Militar), 192 (Samu) e 193 (Corpo de Bombeiros).

 

O advento do Sade, entre outras vantagens, permitirá que as ocorrências geradas pela Polícia Militar passem a integrar a base de dados do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), tornando-as disponíveis para o compartilhamento da informação com outros órgãos de segurança. No modelo atual, essas informações ficam registradas em um banco de dados próprio da PM, isolado do SISP.

 

Outro avanço permite que a Polícia Civil disponha das informações, a partir do atendimento inicial feito pela PM, diretamente no SISP, podendo copiar/transferir dados, endereços, mapas, históricos para o boletim de ocorrência que continuará sendo registrado em uma Delegacia de Polícia. No modelo atual, as ocorrências são transferidas da PM para a Polícia Civil através de um formulário de papel.

 

Para o secretário da Segurança Pública, César Grubba, o sistema tem por objetivo primordial iintegrar os serviços de emergências nos órgãos da segurança e saúde, respeitando em cada uma das instituições, os limites de atribuições e competências. “Temos que nos despir de vaidades corporativistas. A integração policial é uma das formas de combater a criminalidade e o Sistema de Atendimento e Despacho de Emergência, o Sade, é uma ação de visa a integração e o compartilhamento de dados”, disse Grubba.

 

As outras duas tecnologias a serem apresentadas contemplam o rastreamento da frota da Segurança Pública e a análise espacial/geográfica do crime. Atualmente, mais de 3 mil viaturas são monitoradas pela SSP. O rastreamento permitirá o monitoramento e o controle dos deslocamentos de toda a frota da SSP assim como, através de uma rotina chamada de cartão roteiro, será possível fazer a programação operacional de uma viatura para um turno de serviço.

 

Já a análise espacial/geográfica garantirá mais qualidade nas estatísticas criminais (mais próxima do real), redução de subnotificação (quando uma pessoa é vítima de uma ocorrência, é atendida pela Polícia Militar porém não comparece a uma delegacia de polícia para registrar o boletim), e duplicidade de registros.

(João Carlos Mendonça, assessor de imprensa da SSP :: Publicado por capitão Alessandro Marques, do CCS)

Fonte: www.pm.sc.gov.br

 

Notícias Recentes:

Lideranças debatem Projeto Político Institucional e de Direitos dos Militares Estaduais
ACORS participa de solenidade do CAO e premia Oficial que se destacou no curso
ACORS apresenta resultados do Projeto de Integração Regional no Conselho das Federações Empresariais de SC
ACORS participa de solenidade de formatura do CCEM BM 2024