ALMESC celebra o Dia do Livro com encontro literário

A Academia de Letras dos Militares Estaduais de Santa Catarina (ALMESC) realizou, na manhã desta quinta-feira (29), o evento “Café com Letras – Histórias que merecem ser contadas”, nas dependências da Biblioteca do Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CEBM), no bairro Trindade, em Florianópolis.

Promovido em comemoração ao Dia Nacional do Livro , o encontro teve como tema “Por que precisamos ler e preservar nossas histórias?” e proporcionou um ambiente de confraternização, troca de experiências e valorização da literatura e da memória institucional.

A abertura, foi conduzida pelo Presidente da ALMESC, Coronel QORR CBMSC Marcos de Oliveira, que deu as boas-vindas aos confrades e convidados. Em sua manifestação, destacou o extraordinário poder dos livros de ampliar horizontes, transformar nossa maneira de pensar e preservar experiências que merecem ser transmitidas às próximas gerações.

O Coronel QORR CBMSC Milton Antônio Lazzaris, ocupante da Cadeira nº 17 e Diretor de Cultura e Eventos da ALMESC, apresentou reflexões sobre sua mais recente obra, dedicada ao Centenário do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Na sequência, o Tenente-Coronel Médico PM José Carlos Xavier Roberge, convidado especial, compartilhou recordações de sua infância, quando acompanhava seu pai, Coronel PM Maurílio Roberge, durante o processo de estruturação do Corpo de Bombeiros em Blumenau.

O encontro contou, ainda, com a participação do Dr. Luiz Nilton Corrêa, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC), que apresentou um resumo de três obras de relevante interesse histórico e cultural, gentilmente doadas ao acervo da Biblioteca da ALMESC.

Encerrando as manifestações, a Tenente-Coronel QORR Edenice da Cruz Fraga, ocupante da Cadeira nº 9 da Academia, brindou os presentes com a declamação de uma poesia de sua autoria, conferindo um toque especial de sensibilidade literária ao encontro.

Ao término das atividades, os participantes desfrutaram de um momento de confraternização, acompanhado de um coquetel que teve o apoio da Associação de Oficiais Militares Estaduais de Santa Catarina (ACORS).

Mais do que uma celebração ao Dia do Livro, o Café com Letras reafirmou o compromisso da ALMESC e da ACORS de estimular a leitura, valorizar a produção intelectual de seus acadêmicos e dos militares estaduais e preservar a memória histórica e cultural das instituições.

Compartilhar
Facebook
X

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *